Prezado(a) Amigo(a),

Chegamos à décima edição do nosso informativo digital, e queremos compartilhar os acontecimentos do setor, bem como entrar no clima gostoso que o final de ano proporciona.

Veja neste número os eventos de tecnologia que aconteceram em diversos estados brasileiros, mais uma vez com a participação da Fermentech. Saiba também como foi a inauguração da fábrica da CCGL no Rio Grande do Sul.

E, nesta reta final de 2008, desejamos que todos tenham muitos motivos para comemorar, seja pelas conquistas profissionais ou pessoais. Que nestes meses que faltam para terminar o ano, o otimismo seja o ingrediente indispensável no trabalho, para garantir boas parcerias em 2009.

Boa leitura e boas festas.

Equipe Fermentech

Feira de Tecnologia Bambuí
Público

José Roberto GarciaDe 10 a 12 de setembro o CEFET/Bambuí realizou a 2ª Jornada de Ciências e Tecnologia de Alimentos.
O evento contou com cerca de 80 alunos do curso de Tecnologia de Alimentos das unidades de Rio Pomba e Bambuí – MG.
Entre apresentações de palestras e mini cursos, foram abordados diversos temas como processamento de pescados, chocolates, caramelos, óleos, gorduras, etc.

Marcus Vinícius M. AguiarA Fermentech considerou importante a participação neste evento, pois se trata de uma renomada instituição que forma profissionais qualificados e que serão coordenadores de indústrias. A ponte entre a escola e as empresas é uma parceiria saudável, que traz resultados para ambos os lados. Parabéns aos coordenadores pela realização e sucesso do evento.

Destaque para participação Fermentech:

Mini Curso: Sebremesas lácteas; Palestras: Queijos mofados e processados, bebidas lácteas e probióticos

Semana de Ciências e Tecnologia em Frutal

Camila, Plínio e CézarPelo segundo ano consecutivo a Fermentech participa da Semana Acadêmica do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios.
Realizada de 27 a 31 de outubro no anfiteatro da UEMG Campos Frutal – MG, o evento é mais uma referência mineira na rota do setor.

Houve participação de vários profissionais do ramo com temas variados como queijos, iogurtes, probióticos e legislação.

Parabéns aos organizadores e colaboradores pelo sucesso. Esperamos que os frutos deste trabalho venham consolidar a certeza dos professores e mestres em exercer a arte de ensinar e formar profissionais.

Plínio, Daniel, Sr. Jerônimo, Adriana Assunção, Marcelo Canteiro

Semana da Tecnologia na Oswaldo Cruz

A Semana da Tecnologia, realizada entre os dias 29 de setembro e 2 de Outubro, é um evento anual da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz, que acontece desde 2005. O evento é destinado aos cursos de Tecnologia de Alimentos da Instituição, e tem como finalidade a integração dos alunos e professores com profissionais das áreas técnicas e científicas, nos diversos campos de Tecnologia dos cursos.

A programação buscou abordar assuntos da atualidade e as mais recentes descobertas científicas na busca do aprimoramento dos alimentos industrializados. Neste evento, ainda há a participação dos alunos com a apresentação de trabalhos na forma de painéis. Os temas desses trabalhos são os Projetos Multidisciplinares realizados no decorrer do ano, onde os alunos têm a oportunidade de estudar o desenvolvimento e elaboração de produtos alimentícios e suas várias particularidades.

Apresentação de Posters

Elizete, Solange, Cleber Liria, Nanci e Neverton

As palestras abordadas foram:

Assuntos Regulatórios em Alimentos
Déborah Egami Trindade, Analista de Assuntos Regulatórios – GETS Assessoria Empresarial

Chocolate, uma doce charada
Estebe Ormazabal Insausti, Técnico de Ensino – Senai

Aplicação de culturas em produtos lácteos
Solange Aparecida Pereira da Silva, Técnica de Laticínios - Fermentech

Tecnologia: a graduação do futuro
Francisco Antonio Pereira, Diretor – ENIAC

Paladar: novas pesquisas, tecnologia e inovação
Alexandre Barros de Matos, Aromista - Givaudan do Brasil

 
Inauguração Fábrica CCGL

Neverton, Nanci, Sr. Caio Viana, Roberto Stefanini e Marcos GoulartNo dia 09 de outubro foi inaugurada em Cruz Alta – RS a fábrica da CCGL para a produção de leite em pó. Cruz Alta foi escolhida para a instalação da unidade industrial por sua localização privilegiada. Geograficamente a cidade encontra-se no centro do Estado, o que facilita o escoamento da produção por estrutura ferroviária, e através das rodovias federais e estaduais – BR 158, RS 223 e RS 342.
A área também se posiciona em uma região central às propriedades fornecedoras de matéria-prima, permitindo o fácil acesso.

Nanci, Neverton e Sr. Rubem Wolf

O presente projeto de investimento está estimado no valor de R$ 110 milhões de reais e promoverá a geração de 130 empregos diretos e cerca de 1.400 indiretos. Na primeira fase processará 1 milhão de litros de leite por dia. Na implementação do Complexo Industrial de Cruz Alta, a CCGL e filiadas se beneficiarão da estrutura já existente de produção-movimentação-comercialização de grãos, em todas as etapas do processo, incluindo pesquisa tecnológica, assistência técnica, fomento, repasse de financiamentos, suporte administrativo, logística e parque industrial, obtendo assim redução significativa nos custos de produção e industrialização final.

A iniciativa tem por objetivo incentivar a produção e aumentar a margem de lucratividade dos produtores gaúchos, facilitando a comercialização e reduzindo custos. Também pretende, a partir das modernas instalações tecnológicas, ingressar no bloco de comércio dos melhores e mais exigentes mercados do mundo, exportando produtos de qualidade superior.

Carlos Coelho, Neverton, Sr. Caio Viana, Roberto Stefanini e Marcos Goulart

A implantação desta unidade representará, seguramente, mais um importante passo do nosso Estado em direção ao desenvolvimento sustentável e integrado do setor primário de nossa economia. "Será um novo modelo de produção, industrialização e comercialização", entusiasma-se Rubem Wolf, coordenador da implantação da nova fábrica.

A governadora Yeda Crusius esteve presente na CCGL para inaugurar a fábrica. Dentre outros, também estiveram presentes autoridades da região, assim como ministros do governo e a equipe da Fermentech.

A Fermentech deseja muito sucesso ao Presidente Sr. Caio Cezar Fernandez Vianna e toda equipe, e saúda o Sr. Rubem Wolf – exemplo de profissional competente e ético - que desperta admiração nas frases que expressam sua maneira de pensar:

“Ao inaugurar uma indústria temos certeza que a próxima será muito melhor”.

 

Plínio, Daniel, Sr. Jerônimo, Adriana Assunção, Marcelo Canteiro


A ABIQ possui uma centena de Associados em todo o Brasil, empresas de todos os portes, queijeiros engajados na defesa do setor.

Associando-se à ABIQ sua empresa contará com diversos serviços:

• Defesa dos interesses do setor junto aos poderes legislativo, executivo e judiciário, nas esferas municipal, estadual e federal.
• Defesa dos interesses do setor junto aos órgãos regulamentadores e fiscalizadores.
• Defesa dos padrões de operação junto a Órgãos Sanitários, Inmetro e Codex Alimentarius.
• Defesa da categoria junto aos formadores de opinião, à Imprensa e ao público em geral.
• Ações de comunicação institucional visando ampliar o consumo de queijos.
• Divulgação das empresas e de oportunidades de mercado.
• Administração de rede de contatos (network) com entidades congêneres.
• Salas de reunião e Auditório na sede, em São Paulo, para reuniões, cursos, palestras, de uso facultado aos Associados.

E mais, acesso a informações exclusivas:
• Visão estratégica anual com avaliação de tendências.
• Dados de evolução estatística do mercado.
• Dados sobre evolução de preços do leite e de queijos no varejo.
• Realizações de simpósios, workshops e cursos.
• Espaço no site da ABIQ.
• Divulgação da empresa para compradores institucionais.
• Materiais Institucionais.

Participando da ABIQ sua empresa ganhará força, apoio profissional e estatura para a defesa de seus interesses.

A hora é de somar forças para o fortalecimento de todo o segmento.

Para mais informações acesse www.abiq.com.br

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo
Tel - Fax: (11) 3259-92-13 / 3259-82-66 / 3120-63-48

Links Confira aqui alguns links relacionados ao setor de laticínios e use-as como fonte de pesquisas e estudos. Caso tenha alguma dica interessante a sugerir, por favor, indique-nos enviando um e-mail para fermentech@fermentech.com.br.
Clique Aqui
visite: www.fermentech.com.br


Fermentech Comércio de Insumos para Alimentos Ltda
Rua Tuiuti, 1431 • Bairro Tatuapé • São Paulo • SP • CEP 03081-000
Fone: 11 2093 4900 • Fax: 11 2093 4828