Edição 09 - 2007
Editorial

Prezado(a) Amigo(a),

A Fermentech e a Danisco têm o enorme prazer em convidá-lo a participar da:

36º EXPOMAQ 2008 (14 a 17 de julho)
25º Congresso Nacional de Laticínios
35º Concurso Nacional de Produtos Lácteos
35º Expolac


Nesta edição mostraremos a cobertura do VI Seminário Técnico Regional em Cascavel, PR.

Acompanhe também a cobertura feita da inauguração da nova fábrica Laticínios Silvestre de Três Barras do Paraná.

Para finalizar temos a curiosa matéria do maior queijo Minas Frescal do mundo fabricada na cidade de Curvelândia - MT, sob responsabilidade do Sr. Antônio Bornelli Filho e inspirada no nosso poster "Pense Grande".

Uma ótima leitura e até a próxima edição!

Equipe Fermentech
 
 
VI Seminário Regional Técnico Danisco & Fermentech - Sucesso absoluto

A Fermentech em parceria com a Danisco Brasil promoveu no dia 08 de Maio o VI Seminário Técnico Regional, no Hotel Copas Verdes na cidade de Cascável no PR, onde foram apresentadas tendências e inovações tecnológicas do mercado lácteo. O evento em clima bastante descontraído foi destinado a profissionais do setor que buscam informações sobre a área técnica em lácteos. O grande número de participantes ( 120) superou as expectativas das duas empresas que já pensam em promover mais um para o segundo semestre. A primeira edição deste evento aconteceu em 2005 em Feira de Santana, seguida por Fortaleza, Chapecó-SC , Uberlândia-MG, Campina Grande e por último em Cascável. A intenção é levar este evento para todas as regiões do país e proporcionar cada vez mais a interação entre as empresas e os profissionais da área.

A programação do evento foi composta por palestrantes altamente preparados e os temas abordados foram:

• Tendências no Mercado Lácteo
Palestrante: Neveton B. Picciani – Fermentech
• Aplicação de probióticos em produtos lácteos e seus benefícios a saúde
Palestrante: Leandro Teixeira - Danisco
• Desenvolvimento de produtos lácteos funcionais com o uso de fibras solúveis e prebióticos
Palestrante: Leandro Teixeira - Danisco
• Estabilização de Bebidas Ácidas de Soja
Palestrante: Arnaldo Siguemoto - Danisco
• Sobremesa Ácida Cremosa
Palestrante: Arnaldo Siguemoto - Danisco
• Problemas mais comuns dos queijos: causas e soluções principais.
Palestrante: Mucio Furtado – Danisco

Mais uma vez esse evento destacou o compromisso da Danisco & Fermentech com a tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e soluções integradas para os nossos clientes.
 
Silvestre inaugura nova fábrica em Três Barras do Paraná

O Estado do Paraná já é o 2º maior produtor de leite do País, mas as regiões Oeste e Sudoeste terão sua capacidade de produção triplicada a partir de agora. Foi inaugurada no sábado (17), a nova fábrica do Laticínios Silvestre de Três Barras do Paraná. Muito concorrido, o evento contou com centenas de convidados, entre eles representantes do Ministério da Agricultura, secretaria de Estado de Indústria e Comércio e assuntos do Mercosul, prefeitos da região, vice-prefeitos, secretários municipais, deputado federal Eduardo Sciarra, deputados estaduais Nereu Moura e Elio Husch.
O Silvestre é administrado pela família Roldão e tem como presidente do Conselho Diretor Élio Maciel. Na solenidade de inauguração Maciel lembrou do início dos trabalhos do laticínio na cidade de Três Barras, há sete anos. “Quando o grupo Silvestre assumiu esta unidade na cidade ela estava fechada sem licença ambiental. Com uma equipe dedicada e apoio da família Roldão desenvolvemos um projeto que chegasse a produção de 400 mil litros de leite dia, gerando centenas de empregos”, disse Élio Maciel. Na sua avaliação dele, toda região sairá beneficiada com a unidade de produção, pois o Laticínio conta atualmente com mais de 1,7 mil produtores e colaboradores na entrega do leite, em 18 cidades.

Para o presidente do Sindileite (Sindicato das Indústrias de Laticínios de leite do Paraná) Wilson Thiesen, o empreendimento com a marca Silvestre só vem reforçar o Paraná como 2º maior produtor de leite. “A cadeia produtora de leite propicia a fixação do homem no campo e toda economia ganha com isso. Saímos do 5º lugar para estar em 2º, mas não abrimos mão de ser o 1º na qualidade dos produtos produzidos aqui”, ressaltou Thiesen.

Produtos
São sete anos que a empresa Silvestre está no mercado na produção de queijos de alta qualidade como mussarela, queijo prato, provolone, catupiry e outros, comercializados nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. “Estou muito feliz por este dia. Somos gratos à família Roldão e ao diretor Maciel por ter direcionado este investimento para Três Barras e dado a oportunidade nos tornarmos um município industrial”, afirmou o prefeito Valdir Martinazzo.
 

Festa do Queijo 2008


Este evento originou-se de um ato que chocou o estado de Mato Grosso e o país, produtores de leite do município de Curvelândia e região insatisfeitos com o preço do leite pago pelos laticínios, em protesto decidiram derramar mais de 20.000 litros de leite na BR 070 ano de 1997 no distrito de Caramujo município de Cáceres,este protesto divulgado a nível nacional, teve repercussões negativas por parte daqueles que não conhecem a vida sofrida do produtor rural. A administração do município de Curvelândia decide dar continuidade a este protesto, contrário ao derramamento decide-se confeccionar o maior queijo Minas frescal nacional.

Data-se de 12 de maio de 2003 a primeira Festa do Queijo, a qual foi realizada no Centro de Múltiplo Uso, atual sede da Promoção Social, onde foi processado artesanalmente um queijo de mais de 80kg. A produção artesanal foi possível até o terceiro queijo de 120 quilos a partir deste surge a necessidade de parcerias com o laticínio local, considerando que o processo é de muito trabalho e responsabilidade em garantir a segurança alimentar, este queijo é consumido pela população e visitantes do evento. A proposta de parceria é acolhida através da visão inovadora do senhor Antônio Bornelli Filho, sócio e diretor industrial da Indústria e Comércio de Laticínios Rovigo. Sobre sua orientação e supervisão dois profissionais técnicos em Agroindústria da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres processa o primeiro queijo artesanal de acordo com as normas rigorosas de qualidade do produto “Riqueza da Terra”, nome denominado ao queijo símbolo da Festa do Queijo do município de Curvelândia.

Preocupando-se com bem estar das famílias rurais do nosso município, o poder executivo instituiu no calendário oficial de eventos a Festa do Queijo, homenageando o produtor que depende economicamente do leite como renda familiar, desta forma abraçamos este compromisso para defender o preço justo do leite.

A Festa do queijo de 2008 ganha destaque a nível nacional com a produção do maior queijo Minas Frescal pesando 690 quilos, garantindo a certificação no Rank Brasil Livro dos Recordes, uma conquista dos produtores rurais e trabalho conjunto de parceiros e equipe de artesãs do município.

“O segredo do sucesso está na participação daqueles que acreditam no desenvolvimento da nossa região”.

 
Expomaq 2008
Dia: 14 a 17 de Julho
Local: Instituto de Laticínios Cândido Tostes
Juiz de Fora - MG

Mais informações no site http://www.epamig.br

 

 
Links Confira aqui alguns links relacionados ao setor de laticínios e use-as como fonte de pesquisas e estudos. Caso tenha alguma dica interessante a sugerir, por favor, indique-nos enviando um e-mail para news@fermentech.com.br.
   
EMPRESA Conheça a nossa equipe Veja qual é o Representante Fermentech da sua região PRODUTOS NEWS MURAL BANCO
   
   
   

Caso não visualize o conteúdo deste e-mail clique aqui

A Fermentech optou pelo envio do cartão virtual para contribuir com a preservação dos recursos naturais.

Por favor não responda este e-mail. Esclareça suas dúvidas através da Central de Atendimento
Fermentech, no telefone 11-6193.4900 ou pelo e-mail fermentech@fermentech.com.br


Você está recebendo esta mensagem por estar cadastrado no mailing da Fermentech para
receber Informações de Produtos, Notícias e Novidades. Caso seja de seu interesse
interromper o recebimento de e-mails com este conteúdo, envie uma mensagem para news@fermentech.com.br com o assunto "remover".

Visite a página: www.fermentech.com.br