Artigos Técnicos

O perigo dos bacteriófagos na indústria láctea

Uma das maiores preocupações da indústria alimentícia é com a questão de segurança alimentar, ou seja, oferecer aos consumidores produtos que sejam saudáveis e garantam seu bem estar. Quanto maior a qualidade do produto, mais a credibilidade das marcas conquistam o cliente, garantindo a competitividade para a liderança do mercado. Por isso, as empresas fabricantes de produtos lácteos, que são altamente perecíveis e sujeitos a várias ameaças que comprometem sua saudabilidade, devem cuidar incessantemente da questão de segurança.

Fabricantes de queijo e fermentados, em especial, enfrentam o desafio dos bacteriófagos (ou simplesmente fagos), que são altamente nocivos para as bactérias lácteas que são necessárias na produção de queijo e iogurte, fazendo com que estes produtos sofram alteração de sabor, afetando a textura e comprometendo o rendimento. Os fagos são vírus que se espalham pelo ar, por equipamentos ou pessoas, e, uma vez em contato com as bactérias lácteas, infecta seu hospedeiro e se prolifera com grande velocidade.

O maior problema com a infecção é que os fagos são resistentes e capazes de sobreviver por longos períodos que chegam a durar até mesmo décadas. Assim, o ideal é um controle preventivo para evitar a contaminação e, com isso, garantir uma produção adequada e segura. Para isso, é necessária a utilização de culturas duráveis, num sistema de rotação que seja composto por diferentes cepas, a fim de cobrir toda variedade de fagos transmissíveis e garantir uma proteção mais eficaz.

A Fermentech possui uma linha de culturas que garante essa proteção. A Linha congelada e a nossa linha liofilizada, oferecem cerca de 6 rotações cada uma, que, aplicado na fabricação de queijos, iogurtes e leites fermentados, permite um controle bacteriófago constante e evita que os parâmetros de acidificação se mantenham nos níveis de pH adequados, sem a necessidade de ajuste durante a produção. Com isso, a composição final do produto se mantém estável, garantindo o rendimento, o sabor e a funcionalidade ideais exigidas pelas legislação vigente.

Além das propriedades físico-químicas, os fermentos da Fermentech tem excelente custo-benefício, fazendo com que sua empresa produza itens de qualidade e altamente seguros sem a necessidade de um grande investimento, permitindo alta lucratividade. Nossa equipe técnica está preparada para tirar todas as dúvidas a respeito da utilização do produto, com dicas e informações para melhor aproveitamento.

Entre em contato conosco!

Fermentech

Recent Posts

Aumento de Rendimento em Queijos e Lácteos com Transglutaminase: Oportunidades para a Indústria

A busca por eficiência e otimização de recursos é constante na indústria de lácteos, e…

1 semana ago

Resolução GMC nº 15/23: A Aprovação do Uso de Transglutaminase em Queijos, Iogurtes e Leites Fermentados no Mercosul

A Resolução GMC nº 15/23 marcou um avanço significativo para a indústria de lácteos no…

1 semana ago

Comunicado Importante: Alteração de Código de Situação Tributária (CST)

Gostaríamos de informar que recebemos de nosso fornecedor uma atualização no Código de Situação Tributária…

3 meses ago

Comunicado Importante: Alerta de Fraude de boleto!

Em razão de uma FRAUDE que vem ocorrendo no mercado, ressaltamos que todos os nossos…

1 ano ago

Andiamo in Itália 2023! Fermentech cria conexão entre produtores de queijos no Brasil e Itália

Expedição formada por profissionais do setor visitam as feiras Tutto Food em Milão e realizam…

2 anos ago

Fermentech na Minas Láctea 2022

Nos dias 12, 13 e 14 de julho, participamos do Minas Láctea 2022, organizado pela…

3 anos ago

This website uses cookies.