Com isso, o resultado é um produto final com estufamento, alterações na cor, no sabor e outros problemas, gerando muitos prejuízos para a empresa.
Para evitar esse tipo de contaminação, o ideal é que o leite, após envasado, receba uma barreira de proteção que, aliada à cadeia do frio, evita a criação de um ambiente propício para a multiplicação desses esporulados e, sobretudo, que eles sobrevivam ao tratamento térmico.
Para isso, é necessária a utilização de conservantes que tenham função específica de combater esses esporulados. Nesse caso, o ideal é a Nisina, que possui as seguintes características:
✔️ Boa estabilidade a baixo Ph
✔️ Alta resistência a temperaturas elevadas
✔️ Boa solubilidade
✔️ Fácil manuseio
✔️ Excelente custo-benefício.
O uso de Nisina não altera as características do produto e nem do processo de fabricação, além de ter a vantagem de ser usada em pequenas concentrações, representando um custo baixo para a empresa. Sem esquecer, obviamente, da questão da saúde alimentar, a Nisina é um conservante natural, proveniente de micro-organismos do leite, de modo que é totalmente metabolizada pelo nosso organismo, pois possui fácil digestão.
A Fermentech possui o produto chamado Nisaplin®, que oferece todos esses benefícios com altíssima qualidade e com concentração padronizada, o que garante a eficiência de aplicação no processo.
O desperdício de alimentos é uma preocupação crescente em todo o mundo, e os produtos…
Na produção de queijos, as culturas iniciadoras (starters) são bem conhecidas e controladas: são adicionadas…
O 35º Seminário Regional Técnico da Fermentech, realizado em Feira de Santana (BA) no último…
Se você é um amante dos laticínios e deseja se aprofundar nos mistérios da produção…
A busca por eficiência e otimização de recursos é constante na indústria de lácteos, e…
A Resolução GMC nº 15/23 marcou um avanço significativo para a indústria de lácteos no…
This website uses cookies.