Nisina

Hoje, vamos falar de um problema bastante comum nas empresas, que costumam gerar muitas dúvidas e perguntas à nossa equipe técnica: a contaminação em requeijão, queijos processados e queijos fundidos. Esse problema é causado, principalmente, pelo leite de má qualidade vindo do campo sem os devidos cuidados com resfriamento e pasteurização, o que gera grandes concentrações de micro-organismos esporulados que sobrevivem ao tratamento térmico e até mesmo na fusão da fabricação desses produtos.

Com isso, o resultado é um produto final com estufamento, alterações na cor, no sabor e outros problemas, gerando muitos prejuízos para a empresa.
Para evitar esse tipo de contaminação, o ideal é que o leite, após envasado, receba uma barreira de proteção que, aliada à cadeia do frio, evita a criação de um ambiente propício para a multiplicação desses esporulados e, sobretudo, que eles sobrevivam ao tratamento térmico.
Para isso, é necessária a utilização de conservantes que tenham função específica de combater esses esporulados. Nesse caso, o ideal é a Nisina, que possui as seguintes características:

✔️ Boa estabilidade a baixo Ph
✔️ Alta resistência a temperaturas elevadas
✔️ Boa solubilidade
✔️ Fácil manuseio
✔️ Excelente custo-benefício.

O uso de Nisina não altera as características do produto e nem do processo de fabricação, além de ter a vantagem de ser usada em pequenas concentrações, representando um custo baixo para a empresa. Sem esquecer, obviamente, da questão da saúde alimentar, a Nisina é um conservante natural, proveniente de micro-organismos do leite, de modo que é totalmente metabolizada pelo nosso organismo, pois possui fácil digestão.

Quando utilizada seguindo as concentrações sugeridas pelo fabricante, a Nisina é um conservante totalmente seguro e autorizado por importantes órgãos internacionais de saúde, como a FDA – Food and Drug Administration; FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura; a União Europeia e, é claro, aprovada pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Fermentech possui o produto chamado Nisaplin®, que oferece todos esses benefícios com altíssima qualidade e com concentração padronizada, o que garante a eficiência de aplicação no processo.

 

 

Entre em contato com nossa equipe técnica para solucionar qualquer dúvida sobre o conservante e também dividir conosco os problemas que você enfrenta na fabricação de seus produtos.

Estaremos sempre à disposição para atendê-lo por algum de nossos canais de comunicação ou pelo WhatsApp.

 

 

Materiais gratuítos!

Livro:Queijos Semiduros.Múcio M. Furtado, Ph.D.

Baixar

Livro: Mussarela – Fabricação e funcionalidadeMúcio M. Furtado, Ph.D.

Baixar parte 1 Baixar parte 2

Guia daMussarela

Baixar

Guia doQueijo Prato

Baixar

Guia doIogurte

Baixar

Guia doRequeijão

Baixar