Gorgonzola

O queijo Gorgonzola é de origem italiana e caracteriza-se por maturação com Penicillium roqueforti, que confere aos queijos seus veios azulados. Por isso, faz parte da família dos queijos Azuis ou queijos de mofo azul. Formato cilíndrico com peso de cerca de 3 kg e textura aberta com veias azul-esverdeadas devido ao crescimento do Penicillium. […]

Tags: Bulk Set HM 505 / Cloreto de Cálcio / Corante de Clorofila / FK-1000 Plus / Penicilium Roquefort PV / Probat 222 / Quimosina F-1000 Plus / Quimosina F-2100 Granular / Quimosina F-600 Plus

O queijo Gorgonzola é de origem italiana e caracteriza-se por maturação com Penicillium roqueforti, que confere aos queijos seus veios azulados. Por isso, faz parte da família dos queijos Azuis ou queijos de mofo azul.
Formato cilíndrico com peso de cerca de 3 kg e textura aberta com veias azul-esverdeadas devido ao crescimento do Penicillium. Consistência macia, um pouco pastosa e quebradiça, com aroma e sabor acentuados. Classificado como de média a alta umidade e gordo.

Seu ponto ideal de maturação é ao redor de 45 dias após a fabricação, quando já perdeu um certo sabor amargo típico do início da maturação.

Destinam-se a consumo puro, em tábuas de queijos, como aperitivo ou em aplicações culinárias, como molhos ou recheios.
Referência: ABIQ


INGREDIENTES DISPONÍVEIS PARA FABRICAÇÃO DO QUEIJO GORGONZOLA