Para o ano de 2021 foram apontadas diversas tendências de consumo relacionadas ao ramo alimentício, tais como, a sustentabilidade, a alimentação focada na imunidade e o uso dos recursos digitais. Além de tendências que há anos estão crescendo no mercado e que fazem parte da rotina agitada do consumidor atual, como a praticidade e a conveniência.
Uma linha de produtos já tradicional em nosso dia-a-dia e que segue atendendo de forma prática e conveniente às necessidades dos consumidores atuais são os produtos de fácil preparo, instantâneos, como os compostos lácteos ou leite em pó instantâneo. Alimentos de fácil armazenamento, longa vida de prateleira, ricos em nutrientes e que podem ser preparados facilmente através de diluição em água mesmo em temperatura ambiente.
Para tornar estes produtos solúveis em água é utilizada a lecitina de soja: um emulsificante natural derivado da extração do óleo da soja. Em sua estrutura físico-química, a lecitina de soja apresenta porções hidrofílicas, que possuem afinidade com a água, e porções hidrofóbicas, que possuem afinidade com os lipídios, a gordura. Dessa forma, ao aplicar a lecitina na fabricação do leite em pó, as partículas de gordura são revestidas por este aditivo e quando o leite entra em contato com água, há uma dispersão do produto, já que a porção hidrofílica da lecitina contribuirá para reduzir a tensão superficial que existe entre a água e a gordura do leite. Em outras palavras, a lecitina é o que permite que o leite em pó seja facilmente dissolvido na água.
A Fermentech possui um portfólio de insumos para lecitinação de produtos em pó em temperatura ambiente representado pelas lecitinas de soja com diferentes graus de pureza e uma lecitina não transgênica.
Além da qualidade tecnológica deste produtos, eles ainda possuem a certificação Kosher. Veja a seguir as principais diferenças entre as nossas lecitinas:
- Lecitina de Soja Solec L: Lecitina de soja de baixa viscosidade, sendo esta uma caraterística do fluido que se adequa a diversas linhas de equipamentos presente no processo de lecitinação.
- Lecitina de Soja Solec L 52 F: Lecitina de baixa viscosidade e mais refinada do que a lecitina L e, portanto, apresenta a coloração mais clara, o que é ideal para aplicação em processos em que se busca manter, o mais próximo possível, a coloração original do produto.
- Lecitina de Soja Solec L-TNA: Esta lecitina apresenta as mesmas características tecnológicas da lecitina L, contudo é um produto não transgênico, avaliado qualitativamente quanto a ausência de organismos geneticamente modificados (OGMs). Portanto, atende a algumas tendências atuais do mercado como o consumo voltado para alimentos mais naturais ou convencionais.
Todas as nossas lecitinas apresentam a mesma dosagem, e aplicação.
Ficou interessado no assunto? Basta procurar o nosso corpo técnico e lhe ajudaremos com outras possíveis dúvidas sobre a lecitina de soja e o desenvolvimento do seu produto. Conte sempre com a Fermentech, gente que ama inovar!