Skip to content
  • onde comprar os melhores insumos
  • Quem Somos
  • IFF
  • Sala de imprensa
  • onde comprar os melhores insumos
FermentechFermentech
  • produtos por aplicação
  • Produtos de A – Z
  • representantes
  • Download
  • Blog
  • Contato
  • Ajuda
Artigos Técnicos

UHT – Tecnologia e funcionalidade dentro de uma caixa

Posted on 16 de agosto de 2021 by Fermentech
16
ago

Quem nunca se questionou sobre como um leite retirado diretamente da vaca dura algumas horas sobre uma mesa, ou alguns dias na geladeira após ser fervido e um leite “de caixinha” tem a validade de quatro a seis meses? Pois é, este foi o questionamento feito por um grande amigo meu durante o período em que trabalhei em linha UHT e que me fez perceber que esta é uma dúvida recorrente entre os consumidores, que acaba levando a conclusões que nem sempre estão de acordo com a realidade deste processo que, de certa forma, é complexo e bastante tecnológico.

Hoje somos mais de sete bilhões de seres humanos e o grande desafio do nosso setor é levar alimentos de qualidade para toda a população. Para isso, não podemos abrir mão de alta tecnologia em insumos, equipamentos e logística a fim de que possamos preencher as gôndolas dos supermercados com produtos voltados para a saudabilidade e sustentabilidade.

Imaginem se tivéssemos apenas algumas horas ou poucos dias para consumir um copo de leite desde sua extração do úbere da vaca. Provavelmente, poucas pessoas teriam acesso a este alimento que contém proteínas, gordura, carboidratos essenciais para a nossa nutrição diária. Nos próximos parágrafos, discutiremos sobre a tecnologia utilizada no que chamamos UHT (Ultra High Temperature) ou simplesmente Longa Vida.

Temos algumas formas de conservação dos alimentos na cadeia do leite: a principal e mais utilizada é a temperatura, seja ela baixa para conservação ou o aquecimento para eliminação de microrganismos deterioradores e patogênicos. No caso do Longa Vida, uma temperatura excessivamente alta (como a própria sigla traduzida trata: UHT – UAT “Ultra Alta Temperatura”), que é de 145°C/4 a 6 seg. em processos sem degerminadora, podendo ser mais branda em processos onde há este equipamento.

Esta temperatura faz com que todos os microrganismos sejam eliminados e, juntamente com o envase asséptico, permite que o produto tenha uma validade estendida a ser determinada pelo fabricante. Para que o leite suporte este tratamento térmico, ele deve estar enquadrado em parâmetros físico-químicos e microbiológicos bem estabelecidos, muitas vezes mais rigorosos até que a própria legislação.

Em conjunto com o atendimento a estes critérios, a indústria utiliza insumos exaustivamente testados e de qualidade comprovada a fim de promover a estabilização do leite. Produtos UHT não contém conservantes. Os insumos utilizados são para trazer estabilidade às proteínas, características específicas como espessura, emulsão, preenchimento, textura.

Fazem parte desta extensa linha: Leite integral, semi e desnatado; Creme de leite; Bebidas lácteas achocolatadas e sabores; Creme chantilly; entre outros. Cada um destes produtos com sua finalidade e características, atendendo o consumidor final ou até mesmo a linha food service, que necessita de praticidade e funcionalidade nas suas aplicações.

Nós, da Fermentech, estamos prontos e à disposição para contribuir no desenvolvimento e melhoria destes produtos. Temos uma linha completa de ingredientes para atingir o objetivo desejado por sua empresa e, assim, levar a melhor experiência aos seus clientes. Entre em contato conosco.

Artigo: Carlos Alberto Costa – Gerente de Contas Fermentech

Não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais!

Materiais gratuítos!

Livro:Queijos Semiduros.Múcio M. Furtado, Ph.D.

Baixar

Livro: Mussarela – Fabricação e funcionalidadeMúcio M. Furtado, Ph.D.

Baixar parte 1 Baixar parte 2

Guia daMussarela

Baixar

Guia doQueijo Prato

Baixar

Guia doIogurte

Baixar

Guia doRequeijão

Baixar
Esse registro foi postado em Artigos Técnicos e marcado Artigo Técnico.
Fermentech

Estabilização da Mussarela
Lecitina de soja – Emulsificante natural para instantâneos lácteos em pó

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BLOG FERMENTECH

Acompanhe nossos artigos,  principais eventos, treinamentos, seminários, viagens e muito mais!

Últimos posts
  • 17
    maio
    YO-MIX® PRIME é solução econômica e saudável para o mercado de iogurtes
  • 04
    maio
    Nisina
  • 29
    set
    Você sabe o que são conceitos affordables ou conceitos acessíveis?
  • 09
    set
    Lecitina de soja – Emulsificante natural para instantâneos lácteos em pó
  • 16
    ago
    UHT – Tecnologia e funcionalidade dentro de uma caixa
Comentários Recentes
  • Sidney Lacerda em Queijo Suíço: o problema de olhaduras irregulares e mal distribuídas – Uma revisão
  • SUZANA DO NASCIMENTO BARROS em Queijo Suíço: o problema de olhaduras irregulares e mal distribuídas – Uma revisão
  • Orlando rocha de meira em Estabilização da Mussarela
Tag Cloud
Artigo Técnico bebida láctea canto de minas Carla Otsuki China congelamento de queijos diferença entre Iogurte e Bebida láctea DuPont Eventos Exportação de lácteos fabricação de mussarela FISPAL fraude boleto Gorgonzola IFF ILCT International Flavors & Fragrances iogurte José Roberto Garcia kiformaggio Lavras lecitina de soja Marcus Vinícius MG mussarela muçarela Múcio M. Furtado Natamax Natamicina Notícia Palestras Patos de Minas Penicillium roqueforti perguntas e respostas qualidade Queijos Azuis Queijos com olhaduras queijos variados requeijão Roquefort Seminário Regional Técnico Stilton webinar
Categorias
  • Artigos Técnicos (28)
  • Comunicados (8)
  • Eventos (12)
  • Fermentech News (4)
  • Gente que ama inovação (3)
  • LIVROS (1)
  • Minicurso (1)
  • Notícias (10)
  • Palestras (5)
  • Perguntas e Respostas (4)
  • Revistas (5)
  • Sem categoria (2)
  • Seminário Regional Técnico (2)
  • Webinar (5)
Arquivos
  • maio 2022 (2)
  • setembro 2021 (2)
  • agosto 2021 (2)
  • dezembro 2020 (1)
  • novembro 2020 (1)
  • outubro 2020 (2)
  • setembro 2020 (3)
  • agosto 2020 (2)
  • julho 2020 (2)
  • junho 2020 (1)
  • maio 2020 (5)
  • abril 2020 (1)
  • março 2020 (1)
  • fevereiro 2020 (1)
  • janeiro 2020 (1)
  • dezembro 2019 (1)
  • novembro 2019 (2)
  • setembro 2019 (1)
  • agosto 2019 (1)
  • junho 2019 (1)
  • maio 2019 (6)
  • abril 2019 (2)
  • fevereiro 2019 (2)
  • janeiro 2019 (2)
Política da Qualidade

Promover a satisfação dos clientes, comercializando ingredientes de qualidade e seguros, através da melhoria contínua dos processos, assegurando a comunicação e a manutenção do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e cumprindo os requisitos legais vigentes.

Representantes

A Fermentech atende com técnicos, insumos e ingredientes para indústria láctea em todo Brasil.

Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), Região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal), Região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) e Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Solicite uma visita sem compromisso!

Assine nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Fermentech.

Copyright 2022 © Fermentech Comércio de Insumos para Alimentos. Política de Privacidade e Termos de Uso.
  • Quem Somos
  • Produtos
  • Produtos de A a Z
  • Blog
  • Dupont
  • Redes Sociais
  • Materiais
  • Ajuda
  • Contato
  • Quem Somos
  • IFF
  • Sala de imprensa
  • Entrar

Entrar

Perdeu sua senha?